Uma bibliografia anotada para estudo!


Caros seguidores,

Disponibilizo uma bibliografia anotada muito interessante para estudo futuro!
 




Título: “Três Gerações de Pedagogia de Educação à Distância”

 

Disponível em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/viewArticle/162. Consultado em 21 de março 2014.

 

Referência bibliográfica

 

Anderson, Terry; Dron, Jon. & Mattar, João (Trad.) (2011). Três Gerações de Pedagogia de Educação à Distância. IRRODL – International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 12, n. 3. Special Issue – Connectivism: Design and Delivery of Social Networked Learning, p. 80-97.

 

Descrição:

 

Este artigo aborda a pedagogia do elearning no que respeita a três gerações, designadamente: cognitivo-behaviorista, socioconstrutivista e conectivista (Garrison, Anderson& Archer, 2000), com relevância nas presenças cognitiva, social e de ensino, do ponto de vista dos autores. Outros temas que se destacam neste documento são: a educação presencial, a necessidade e a prática de abertura e de explicitação relevante para os designers, professores e desenvolvedores de educação à distância (Anderson; Dron, 2011).

 

Ao longo do artigo são descritas as três gerações apresentadas e são expostos os seus pontos fortes e fracos, onde se baseiam em autores reconhecidos mundialmente neste domínio do saber - a pedagogia do elearning.

 

Após esta explicação, o artigo remete-nos para uma inquietação: “Gerações futuras de pedagogias de educação à distância?”, onde nos leva a interrogar sobre questões atuais das aplicações destas pedagogias no ensino-aprendizagem online.

 

Finalmente, os autores concluem “que a educação à distância de alta qualidade explora as três gerações em função do conteúdo de aprendizagem, do contexto e das expectativas de aprendizagem” (Anderson; Dron, 2011).

 

Comentário:

 

Este artigo compreende uma compilação de conceitos muito importantes em relação à pedagogia do elearning e tece considerações em relação ao futuro da sua aplicabilidade no ensino à distância. Foi apresentado nos últimos anos, sendo um documento de investigação muito atual.

 

Outra Referência

 

Garrison, R; Anderson, T.; Archer, W. (2000). Critical thinking in text-based environment: Computer, conferencing in higher education. The Internet and Higher Education, 2(2), p. 87-105.

 

Comentários