Caros seguidores,
Disponibilizo uma bibliografia anotada muito interessante para estudo futuro!
Disponibilizo uma bibliografia anotada muito interessante para estudo futuro!
Título:
“Três
Gerações de Pedagogia de Educação à Distância”
Disponível em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/viewArticle/162. Consultado em 21 de março 2014.
Referência bibliográfica
Anderson, Terry; Dron, Jon. & Mattar, João (Trad.) (2011).
Três Gerações de Pedagogia de Educação à Distância. IRRODL – International Review of Research in
Open and Distance Learning, v. 12, n. 3. Special Issue – Connectivism: Design
and Delivery of Social Networked Learning, p. 80-97.
Descrição:
Este
artigo aborda a pedagogia do elearning no que respeita a três gerações,
designadamente: cognitivo-behaviorista, socioconstrutivista e conectivista
(Garrison, Anderson& Archer, 2000), com relevância nas presenças cognitiva,
social e de ensino, do ponto de vista dos autores. Outros temas que se destacam
neste documento são: a educação presencial, a necessidade e a prática de
abertura e de explicitação relevante para os designers, professores e
desenvolvedores de educação à distância (Anderson; Dron, 2011).
Ao
longo do artigo são descritas as três gerações apresentadas e são expostos os
seus pontos fortes e fracos, onde se baseiam em autores reconhecidos
mundialmente neste domínio do saber - a pedagogia
do elearning.
Após
esta explicação, o artigo remete-nos para uma inquietação: “Gerações futuras de pedagogias de educação à distância?”, onde nos
leva a interrogar sobre questões atuais das aplicações destas pedagogias no
ensino-aprendizagem online.
Finalmente,
os autores concluem “que a educação à distância de alta qualidade explora as
três gerações em função do conteúdo de aprendizagem, do contexto e das
expectativas de aprendizagem” (Anderson; Dron, 2011).
Comentário:
Este
artigo compreende uma compilação de conceitos muito importantes em relação à
pedagogia do elearning e tece considerações em relação ao futuro da sua
aplicabilidade no ensino à distância. Foi apresentado nos últimos anos, sendo
um documento de investigação muito atual.
Outra Referência
Garrison, R; Anderson, T.; Archer, W. (2000). Critical
thinking in text-based environment: Computer, conferencing in higher education.
The Internet and Higher Education, 2(2), p. 87-105.
Comentários
Enviar um comentário