O ensino-aprendizagem baseado nos jogos digitais.

O ensino tem vindo a se adaptar à realidade. Muitas alterações tem surgiram... a web semântica tem contribuído em muito para incremetar estas alterações. O elearning desenvolve-se e, com este, surgem novos recursos que permitem estabelecer interações entre pessoas, para obterem o conhecimento, tais como através dos jogos digitais.



Existe a necessidade de investir de diversos setores, mas cabe a determinados organismos e instituições ligadas à educação ou não, informar a comunidade sobre estas iniciativas. É preciso que incentivem, as escolas, os professores, os alunos, a explorar muito mais e melhor determinados recursos educacionais abertos (REA). No entanto, os jogos digitais também podem ser REAs e devem ser apresentados como recursos essenciais ao processo da aprendizagem, não só cognitiva, para serem utilizados nas salas de aula, tanto presenciais como virtuais.

Nas aulas à distância a tendência é de usarem os jogos digitais, que começam a estar disponibilizados em diferentes plataformas tecnológicas em simultâneo, o que facilita o desenvolvimento das tarefas estabelecidas nas regras dos jogos.

Bem sabemos que na sociedade em rede, dispomos de uma multiplicidade de opções, contudo o jogo emerge na sociedade atual, com o intuito de contribuir para adquirir conhecimentos de uma forma mais "engraçada", com total empenho e responsabilização, porque os jogadores realizam multitarefas e não podem deixar outros jogadores sem interação.

O desenho dos jogos já começa a ser comtemplado em muitas vertentes do saber, pelo que desde a Economia à Matemática, da Biologia à Geografia, temos diversas representações.

O ensino-aprendizagem baseado em jogos digitais assume-se como um pilar importante, que começa a revolucionar a forma de ensinar. Têm havido alguns estudos neste sentido, ao longo da última década, e constata-se precisamente uma ambição de todos aqueles que o defendem, que as coisas estão a caminhar no bom sentido.

É através dos jogos digitais, que conseguimos superar dificuldades e conseguimos resultados favoráveis. Deste modo, os jogos, de uma maneira geral, estão presentes nas redes sociais, nos blogs, nos sites... bem como nas plataformas, tablet, notebook, PDA e/ou mobile, ou seja, disponíveis na nossa vida!

A gameficação é uma temática emergente na atualidade. Muitas empresas envolvem-se com esta área, dada a sua complexidade, até porque compreende um conjunto de valores monetários muito altos em todo o mundo, fruto da própria globalização.

A tendência será de contornarmos dificuldades de informar os professores que deverão escolher recursos como os jogos digitais, sendo um desafio constante, porque nem todos ainda o consideram essencial. Trata-se de um eventual ponto de partida, para um estudo, que podemos deixar aqui neste espaço para futuras abordgens e reflexões.

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