Jogos digitais: uma ferramenta de aprendizagem emergente.


A sociedade do conhecimento em rede, na atualidade, tem vindo a desenvolver-se a um ritmo muito acelerado, possibilitado pelas novas tecnologias de informação e comunicação. A aprendizagem online é hoje uma realidade. A crescente investigação e desenvolvimento das empresas ligadas aos jogos digitais, contribuiu para uma franca expansão neste setor. O jogo e a simulação pretendem desenvolver competências técnicas e científicas.

O conceito de gamification surgiu, aplicado não somente às atividades lúdicas, mas também com o intuito de responder às novas solicitudes do mercado, como sejam na área da educacional. Hoje em dia, este pretende focar-se em diferentes faixas etárias, com o objetivo de promover uma aprendizagem mais dinâmica e interativa.

In - http://novohamburgo.org/site/wp-content/uploads/2010/02/digital2502.jpg. Acesso 16 de fevereiro 2014.


Este artigo foca também a problemática da utilização dos jogos para as aprendizagens. A aprendizagem baseada em jogos pretende facilitar a aprendizagem e ultrapassar eventuais limitações apresentadas pelos alunos. Estes jogos possibilitam ao aluno uma maior evolução da sua parte e contribuem para uma aprendizagem com maior eficácia.

A tecnologia web 2.0 incide na construção de objetos de aprendizagem e materiais que permitem atingir objetivos específicos para a aprendizagem online e possibilita um maior número de benefícios.

O potencial da aprendizagem será muito elevado. O aluno terá maior autonomia. A gamification é uma estratégia ganha. Esta é vista como um patamar fundamental no sucesso das aprendizagens da sociedade em geral.

Palavras-chave: jogos digitais, educação, gamification, gameficação, aprendizagem baseada em jogos, sociedade do conhecimento em rede, web 2.0, web 3.0.

Nota: O presente texto consiste no resumo de um artigo desenvolvido no âmbito da UC MED.

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