Bibliografia Anotada

Recurso 1


Estratégia "Recursos Educativos Digitales Abiertos"

Referências bibliográficas:


Saavedra, M. [et al.] (2012). Recursos Educativos Digitales Abiertos, Prosperidad Para Todos, Ministerio de Educación Nacional.

Para mais informações consultar:

http://www.colombiaaprende.edu.co/html/home/1592/w3-article-313597.html, acedido em 15 de dezembro 2013.

http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/WPFD2009/Portuguese_Declaration.html, acedido em 15 de dezembro 2013.


Descrição:


O manual de estratégia "Recursos Educativos Digitales Abiertos" é um projeto que apresenta à comunidade colombiana e a todos os interessados sobre a importância dos REAs e a disponibilidade de todos na obtenção de informação e partilha de conhecimento.




O Ministério de Educação Nacional da Colômbia lançou o livro estratégico de “Recursos Educativos Digitales Abiertos”, como medida de apoiar o Sistema Nacional de Inovação daquele país. Esta ferramenta de REA destina-se, essencialmente, ao ensino superior. Está em consonância com as linhas definidas pela UNESCO na recente Declaração de Recursos Educacionais Abertos, efetuada em Paris, em 2012.

Para a Colômbia esta estratégia aproxima mais todos de um ensino que se espera mais próximo dos cidadãos, nos mais diversos locais geográficos do país. Permite melhorar, ampliar e fortalecer o acesso à informação, segundo dados recolhidos na internet. Apela ainda ao fomento da cultura em termos da partilha, cooperação para promover as trocas de conhecimento, mediante o recurso aos próprios recursos educacionais abertos (REAs). Estes REAs contribuem que todos tenham acesso ao conhecimento de forma pública e gratuita, considerando os seus defensores.

Este manual contou com a colaboração de diversas figuras nacionais e internacionais sobre os REAs. Juan Carlos Bernal Suárez, acessor da “Oficina de Inovação Educativa com Uso das Novas Tecnologias, na Colômbia, defende , "realmente lo que hicimos fue renovar una estrategia que se llamaba el Banco Nacional de Objetos de Aprendizaje, y llegar a consolidar la Estrategia Nacional de Recursos Educativos Digitales Abiertos. El Ministerio de Educación trabajó en conjunto con diferentes expertos nacionales e internacionales en el tema de Recursos Digitales".

Com esta estratégia nacional, a Colômbia poderá em 2014, ter um conjunto de Universidades a utilizarem cada vez mais os REAs como metodologias previstas para garantir a aprendizagem colaborativa em todo o país.

Este recurso está disponível no link seguinte:

http://institutosalamanca.com/recursos-educativos-digitales-abiertos-libro-gratis/

disponível em 15 de dezembro de 2013.

Comentário:


Este projeto compreende uma importância fundamental para o desenvolvimento dos REAs não somente para o continente sul americano, como para todo o planeta. Os recursos digitais são cada vez mais necessários com vista a implementação de medidas por parte das orgnizações governamentais. A experiência na utilização deste livro baseia-se num trabalho que foi o resultado de diversas entidades da Colômbia, como também de outras entidades, espalhadas um pouco por todo o mundo. Grande parte das Universidades começam a utilizar os REAs é esta a política defendida pelos autores nesta compilação.


Recurso 2


Recursos Educacionais Abertos: Práticas Colaborativas e Políticas Públicas

Referências bibliográficas:

Santana, B.; Rossini, C.; Pretto, N (2012). Recursos Educacionais Abertos: Práticas Colaborativas e Políticas Públicas, EDUFBA e Casa da Cultura Digital.

Para mais informações consultar:

http://educadigital.org.br/site/?tag=recursos-educacionais-abertos-praticas-colaborativas-e-politicas-publicas
disponível em 15 de dezembro 2013.

www.livrorea.net.br
disponível em 15 de dezembro 2013.

http://www.pesquisamundi.org/2012/05/recursos-educacionais-abertos-praticas.htmldisponível em 15 de dezembro 2013.

http://terramagazine.terra.com.br/blogdonelsonpretto/blog/2012/06/08/dos-livros-didaticos-aos-recursos-educacionais-abertos/
disponível em 15 de dezembro 2013.

http://educadigital.org.br/site/
disponível em 15 de dezembro 2013.
https://www.ufba.br/
disponível em 15 de dezembro 2013.
http://www.pretto.info/
disponível em 15 de dezembro 2013.
http://www.gpopai.usp.br/wiki/index.php/P%C3%A1gina_principal
disponível em 15 de dezembro 2013.
http://rea.net.br/site/
disponível em 15 de dezembro 2013.
Descrição:
Este manual é um livro reflexivo de experiências brasileiras na área dos recursos educacionais abertos. Foi apresentado em maio de 2012, num simpósio sobre os REAs na Casa de Cultura Digital no Brasil. O projeto foi liderado por diversas entidades governamentais de diversos países.


O livro explica as práticas colaborativas e políticas públicas. Foi compilado por Bianca Santana, do Instituto Educadigital/Casa de Cultura Digital, Carolina Rossini, responsável pelo projeto REA Brasil/GPOPAI-USP e Nelson Pretto, da UFBA.
Neste recurso podemos ler sobre a democratização do acesso à internet e de todas as suas possibilidades. Assiste-se igualmente à defesa do direito que todos têm à aprendizagem ao longo da vida. Compreende os seguintes capítulos que podemos analisar:


  1. Apresentação – Bianca Santana, Carolina Rossini e Nelson De Luca Pretto
  2. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais – Tel Amiel
  3. REA: o debate em política pública e as oportunidades para o mercado – Carolina Rossini e Cristiana Gonzalez
  4. Educação aberta: histórico, práticas e o contexto dos recursos educacionais abertos – Andreia Inamorato dos Santos
  5. Professores-autores em rede - Nelson De Luca Pretto
  6. Formatos abertos – Sergio Amadeu da Silveira
  7. REA na educação básica: a colaboração como estratégia de enriquecimento dos processos de ensino-aprendizagem – Lilian Starobinas
  8. Materiais didáticos digitais e recursos educacionais abertos – Bianca Santana
  9. Aberturas e rupturas na formação de professores – Priscila Gonsales
  10. Recursos educacionais abertos na aprendizagem informal e no autodidatismo – Rafael Reinehr
  11. Wikimedia Brasil e recursos educacionais abertos – Heloisa Pait, Everton Zanella Alvarenga e Raul Campos Nascimento
  12. Produção de REA apoiada por MOOC – Marcelo Akira Inuzuka e Rafael Teixeira Duarte
  13. Equilíbrio entre os direitos autorais e as necessidades da educação – Paulo Darcie entrevista Paulo Teixeira
  14. Uma política estadual de REA para beneficiar professores, alunos e o poder público – Paulo Darcie entrevista Simão Pedro
  15. A experiência pioneira do município de São Paulo – Paulo Darcie entrevista Alexandre Schneider
  16. Projeto Folhas e Livro Didático Público – Paulo Darcie entrevista Mary Lane Hutner
  17. A experiência REA em um colégio tradicional da cidade de São Paulo – Paulo Darcie entrevista Valdenice Minatel e Verônica Cannata

Este projeto foi financiado pelo Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil e pela Open Society Foundation. A publicação é conjunta da responsabilidade da EDUFBA e da Casa da Cultura Digital.
A realização deste recurso foi totalmente livre, baseando-se numa produção aberta, ao uso de softwares e de fontes livres. Está disponível via internet e acessível também em papel.
Este recurso está disponível no seguinte link:

http://www.livrorea.net.br/livro/home.html
disponível em 15 de dezembro 2013.


Comentário:
Este recurso proporciona ao estudante, investigador ou outro interessado numerosas reflexões teóricas dos REAs. Compreende um conjunto de experiências e depoimentos, sobre os materiais didáticos digitais. Reune ainda um vasto leque de entrevistas. Trata-se de um livro de estudo muito bem organizado. A publicação surge num momento em que a expansão dos REAs se começa a fazer, espalhando-se por todas as universidades e escolas em geral. Deste modo, muitas outras escolas poderão analisar os REAs e utilizá-los para garantir um ensino com qualidade e proximidade.   Disponível  no separador "MR" UC - Materiais e Recursos para o elearning, através do link da wiki:
http://ngmsoares.wikispaces.com/Bibliografia+Anotada

Comentários