12093 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Atividade 0 / 1
Mpel7 uc 12093 ava ambientes virtuais de aprendizagem_nelson soares_nº1104429_Universidade Aberta Portugal from Nelson Soares
Atividade 2 - 1ª fase - Glossário de Ferramentas
Wideo
"Wideo" é uma plataforma de criação de vídeos online que permite aos utilizadores criar, editar e compartilhar esses recursos, que são gratuitos.
A plataforma permite que os utilizadores possam escolher ou fazer upload das suas próprias fotos/imagens, fundos e sons para criar o seu próprio vídeo personalizado. Este último, poderá ser compartilhado nas redes sociais ou incorporado em sites ou blogs.
Trata-se então de uma ferramenta muito útil para todos os alunos que querem criar novos artefactos digitais.
What is Wideo.co in 44 seconds (2013). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VlnLbOgPcdU . Consultado em 05 de abril 2014.
A plataforma permite que os utilizadores possam escolher ou fazer upload das suas próprias fotos/imagens, fundos e sons para criar o seu próprio vídeo personalizado. Este último, poderá ser compartilhado nas redes sociais ou incorporado em sites ou blogs.
Trata-se então de uma ferramenta muito útil para todos os alunos que querem criar novos artefactos digitais.
What is Wideo.co in 44 seconds (2013). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VlnLbOgPcdU . Consultado em 05 de abril 2014.
Vantagens:
- Permite criar, editar e compartilhar vídeos online gratuitos;
- Diversas funcionalidades: upload das suas próprias fotos/imagens, fundos e sons para criar o seu próprio vídeo personalizado;
- Este vídeo pode ser compartilhado nas redes sociais ou incorporado em sites ou blogs.
Desvantagens:
- Dificuldade inicial em entender, de imediato, como funciona, dado que pode não ser assim tão intuitivo;
- Demasiadas opções.
Ferramenta disponível em: http://wideo.co/. Acedido em 05 de abril 2014.
- Ferramenta escolhida: "dipity".
O meu dipity está disponível em: http://www.dipity.com/ngmsoares/ . (13 de abril de 2014).
Comentário realizado:
Abraço,
Atividade 2 - 2ª fase - Comentário de uma ferramenta de outro colega.
- Ferramenta escolhida: "dipity".
O meu dipity está disponível em: http://www.dipity.com/ngmsoares/ . (13 de abril de 2014).
Comentário realizado:
Professora Lina, Colegas,
Esta ferramenta é
muito útil.
Tive oportunidade de
me inscrever e seguir as instruções do "Dipity Tutorial" apresentado
e das restantes informações disponibilizadas. Estas são claras, curtas e
objetivas. Está de acordo com o solicitado.
O meu dipity está
disponível em: http://www.dipity.com/ngmsoares
Gostei bastante desta
ferramenta. Certamente a irei utilizar futuramente.
Considero as vantagens enunciadas enquadradas no previsto,
aquando da experimentação.
Em relação às desvantagens se quisermos criar uma quantidade superior a duas linhas temporais, realmente a aplicação deixa de ser gratuita. Não consegui fazer uma terceira linha durante o teste. Por isso, assim poderá ser limitada a versão gratuita.
Por sua vez, o menu devia estar em português. Não encontrei
esta possibilidade, daí ser uma desvantagem que também foi apresentada, e registada
por mim.
Em suma, os comentários realizados estão muito bem
conseguidos, tanto em termos da sua fundamentação, como da própria argumentação.
É sem dúvida uma
ferramenta a utilizar! Abraço,
Trabalho individual - 1ª fase - Leitura e análise de três dos quatro textos apresentados e construção de um mapa conceptual.
Mapa conceptual
- Para ver o mapa ampliado deverá clicar em cima da próxima imagem:
2ª Fase
a)
Elaboração dum post no blog pessoal ou no blog da Rede Social académica sobre
Diferenças entre Comunidades, Redes e Grupos (síntese dos textos lidos):
Muitas são as ideias-chave
que podemos reter da leitura de três dos textos facultados nos recursos da UC
12093 – AVA para a realização desta atividade nº 3.
Foi-nos proposto pela
professora Doutora Lina Morgado a concretização de um mapa conceptual, numa 1ª
fase, que decorreu até 15 de maio de 2014. Este está publicado neste blogue,
neste mesmo separador - AVA.
Posteriormente, até 19
de maio de 2014, foi solicitado apresentar a presente síntese dos textos
escolhidos, de entre alguns da bibliografia obrigatória disponibilizada. A opção
recaiu nos seguintes títulos analisados:
·
Texto
1
- Redes e educação: a surpreendente riqueza de um conceito, Figueiredo, A. D.
(2002);
·
Texto 2 – Collectives, Networks and
Groups in Social Software for E-Learning, Jon Dron & Terry Anderson
(2008);
·
Texto 3 - Social Networking in Education,
Anderson, T. (2009).
Texto 1
Relativamente a esta
bibliografia, segundo Figueiredo (2002), “a educação presta-se, aliás, a grande
variedade de metáforas”. Este autor evidencia que o mundo atual é “inspirado
pelas redes” e que muitas aprendizagens futuras deverão se apoiar nas novas
tecnologias, tanto ao nível de conteúdos, como de materiais. “O futuro da
aprendizagem (…) está na construção de saberes pelos próprios aprendentes, em
ambientes activos e culturalmente ricos”.
Figueiredo (2002)
sublinha a necessidade na complementaridade entre conteúdos e contextos, sendo
que o “futuro está nos conteúdos”. Apresenta
a possibilidade de serem criadas comunidades de aprendizagem, baseadas nas
teorias sociais da aprendizagem, considerando Wenger (1998:citado por
Figueiredo,2002) através de múltiplas combinações. As quatro componentes de uma
teoria social da aprendizagem são: o
Significado, a Prática, a Comunidade e a Identidade.
Texto 2
O impacto das novas
tecnologias na educação tem sido muito grande, daí a necessidade de se recorrer
ao uso de um software social. Este compreende a designada web 2.0. Neste
segundo texto escolhido, Dron & Anderson (2007) clarificam definições para
os conceitos de grupos, de redes e de
comunidades.
Do ponto de vista
destes autores, os grupos agrupam
indivíduos que tenham um sentimento de pertença, devidamente estruturado, que
seja envolvido nas tarefas e que faça parte de uma estrutura hierárquica. Fazem
projetos colaborativos, com discussão em fórum, para uma aprendizagem
colaborativa.
Em relação ao conceito
de redes, os indivíduos estão
ligados em relação aos seus interesses ou vocações. Estas ligações podem ser
diretas ou indiretas. Todavia, o software
social permite partilhar desde dados pessoais, a interesses e competências.
Engloba discussões e pesquisas de dados, com a possibilidade de adicionar
blogues, permite produzir conhecimento em rede.
Dron & Anderson
(2007) definem comunidades como
sejam conjuntos formados por ações de indivíduos. De forma colaborativa conseguem
atingir as aprendizagens, com prospeção de dados, submissão individual e buscas
diversificadas, em motores de pesquisa. Estes últimos contribuem para extrair o
conhecimento.
Os autores apresentam estratégias diversificadas para os três
termos. Apresentar-se-á dois exemplos para cada uma das noções:
Grupos:
·
Promover a utilização de ambientes
virtuais, que permitam o uso de ferramentas colaborativas;
·
Utilizar ferramentas síncronas.
Redes:
·
Desenvolver e implementar ferramentas
que possibilitem um controlo individual de filtros de rede;
·
Apoiar a implementação de redes, do tipo
“intranets”.
Comunidades:
·
Apoiar o uso de um conhecimento coletivo
em grupos e redes organizadas;
·
Manter os altos níveis de literacia e
eficácia coletiva.
Texto 3
Tendo em linha de conta
o terceiro texto, Anderson (2009) foca-se no estudo das redes sociais, sendo
esta uma ferramenta de rede que possibilita que as pessoas se possam conhecer,
interagir, e compartilhar artefactos e interesses comuns. Alguns exemplos são
indicados, designadamente, o Facebook, o Myspace, o LinkedIn e o SecondLife.
Neste sentido, para
este autor as redes sociais são “ferramentas de rede que apoiam e incentivam a
aprendizagem, mediante o recurso ao face-a-face e às interações online,
considerando um tempo e espaço.
Por último, as redes
sociais compreendem:
1.
Pedagogia;
2.
Funções;
3.
Desafios da sua utilização;
4.
Utilidade;
5.
Recursos apropriados.
b)
Indicação dum exemplo de Comunidade, Rede e Grupo e o o seu ambiente virtual
Para a realização de um
curso online, temos ao nosso dispor
um ambiente virtual de aprendizagem, como seja a plataforma Moodle. Para apoiar a comunidade poderá ter o exemplo
dos motores de busca, como o “Google”,
utilizando a rede, isto é, o software social – “facebook”, com a constituição do grupo – turma online.
Referências bibliográficas:
Referências bibliográficas:
Anderson, T.
(2009). Social Networking in Education. Disponível em: http://terrya.edublogs.org/2009/04/28/social-networking-chapter/
. Acedido em 14 de maio de 2014.
Dron e Anderson (2008). Collectives, Networks and Groups in Social
Software for E-Learning. Disponível
em: http://www.editlib.org/noaccess/26726
. Acedido em 14 de maio de 2014.
Figueiredo, A. D. (2002). Redes e educação: a
surpreendente riqueza de um conceito, in Conselho Nacional de Educação (2002),
Redes de Aprendizagem, Redes de Conhecimento, Conselho Nacional de Educação,
Ministério da Educação, Lisboa.
#avampel e #mpel7
Atividade 4 - Exploração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Parte 1
Caros seguidores,
O relatório individual solicitado para a realização desta atividade nº 4 poderá ser conhecido em seguida, através do slideshare:
Muito obrigado por seguirem os meus trabalhos desta UC.
Cumps,
Nelson Soares
Nº 1104429
Parte 2 - Publicação do desenho de aprendizagem online de AVA e PPE.
Caros seguidores,
O desenho de aprendizagem online realizado está disponível nos seguintes links:
ou se clicar nesta imagem
![]() |
https://sites.google.com/site/2ndlifead/2ndlifead |
Disponibilizam-se links adicionais:
- Comunidade "2ndlifead - Second Life" - https://plus.google.com/u/0/communities/114900464375828891884
- Wikispace "2ndlifead - Second Life" - http://2ndlifead.wikispaces.com/home
A fundamentação pedagógica está disponível em seguida, mediante ISSUU:
Esta fundamentação pedagógica é apresentada no seguinte blogue criado para o efeito, acessível aqui. Link: http://2ndlifead.blogspot.pt
Este trabalho foi realizado em parceria por mim e pela Diana Morais.
Abraços,
Nelson Soares (NS)
Nº 1104429
Ainda sobre a Atividade 4... refletindo sobre a escolha da plataforma escolhida e trabalho realizado:
A tarefa proposta
referente à Atividade 4 consistiu em explorar um conjunto de ambientes virtuais
de aprendizagem disponibilizados através da UC 12093 – Ambientes Virtuais de
Aprendizagem. Esta primeira parte foi individual, sendo o resultado a
elaboração de um relatório sobre esta exploração.
O trabalho final foi
efetuado, tanto para esta UC, como para Processos Pedagógicos de Elearning, foi
realizado em grupo com a colega Diana Morais. Assim, enriquecemos muito mais
esta experiência, com a partilha de conhecimento.
O desenho da aprendizagem
online foi no ambiente disponibilizado em AVA, o “Google Sites”. O curso
denomina-se “2ndlifead – Second Life”, disponível aqui. Este AVA possibilita a inclusão de um conjunto de funcionalidades para o desenvolvimento das atividades propostas.
Algumas atividades, no
sentido de inovar, e ser funcional, o grupo optou por projetá-las no Wikispace,
por este ambiente facilitar a partilha colaborativa de conhecimentos entre
todos, e a constituição de uma comunidade no Google+. No entanto, alguns módulos
consideram a exploração do Second Life (SL), e assim, foi criado um grupo designado por
2ndlifead.
Em todos estes ambientes
virtuais de aprendizagem designamos da mesma forma, para que as pesquisas através dos motores de busca sejam facilitadas.
O curso “2ndlifead – Second Life” compreende quatro módulos, designadamente:
O curso “2ndlifead – Second Life” compreende quatro módulos, designadamente:
Módulo 0 – Ambientação Online;
Módulo 1 – Conceitos
Gerais;
Módulo 2 – Avatar;
Módulo 3 – Avatar no
Second Life.
Trata-se de um curso
criativo, que envolve um público muito abrangente.
Toda a explicação inerente
a este curso consta na fundamentação pedagógica do mesmo, estando disponível num blogue dinâmico, criado para o efeito, com inovação, que apresenta o curso em apenas 5 minutos. Disponível aqui. São
apresentados vários formatos para a apresentação do documento em pdf., em
slideshare e ISSUU (no presente blogue).
O curso em 5 minutos foi apresentado em Examtime, por facilitar a exposição breve e objetiva. Vejamos em seguida:
Resolvemos apresentar ainda no Wideo uma breve apresentação do curso, para ser mais interativo. Publicada também no Youtube, estando acessível em:
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=37Ei31V8ppk. Acesso 29 de junho de 2014.
Desta forma, conseguimos uma maior projeção do curso, por estarmos presentes em múltiplas plataformas de aprendizagem colaborativa.
Um curso a explorar!
Muito obrigado a todos pela visita aos espaços criados.
Nelson Soares
30 de junho de 2014
Caros seguidores,
Eis o documento que agrupa os links referentes ao trabalho final da UC de AVA.
30 de junho de 2014
Caros seguidores,
Eis o documento que agrupa os links referentes ao trabalho final da UC de AVA.
Mais uma vez muito obrigado por acompanharem os meus trabalhos!
Abraços,
Nelson Soares
Nº 1104429
23 de julho de 2014
23 de julho de 2014
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